quinta-feira, 26 de abril de 2012

PLANO DE ENSINO 2012.1



1-      EMENTA:
Direito constitucional. Constituição. Poder Constituinte. Histórico das Constituições brasileiras. Características da Constituição Federal de 1988. Eficácia e aplicabilidade da Constituição. Normas constitucionais: classificação e hierarquia. Controle de constitucionalidade. Nova Constituição e ordem jurídica: recepção, repristinação

2-  OBJETIVO GERAL: Proporcionar e desenvolver o estudo da teoria Constitucional e dos direitos Fundamentais a partir das mudanças decorrentes do movimento constitucionalista da era moderna. Bem como permitir ao graduando o contato com a dogmática constitucional, sob o prisma dos conceitos fundamentais da disciplina, com enfoque no aspecto fundamental de sua teoria geral e em relação aos direitos positivados.
2.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Proporcionar aos alunos a visão compreensão histórica do desenvolvimento das Constituições no plano internacional e na tradição brasileira. Desenvolver a capacidade de aplicar conceitos da teoria constitucional para analisar a realidade brasileira. Reforçar a consciência em torno da importância, dogmática e política das regras e princípios constitucionais nos sistemas jurídicos modernos e em especial no sistema pátrio. Fomentar o desenvolvimento e o domínio, não apenas dos conteúdos ministrados, mas também de outras habilidades como: compreensão e interpretação de textos acadêmicos, leitura, capacidade de julgamento, resolução de problemas e tomada de decisão, Despertando o senso crítico na análise diária sobre o sistema.
3-      CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
·         DIREITO CONSTITUCIONAL: conceito e características.
·          As constituições: histórico, conceito e classificação.
·         Poder Constituinte: noções, classificação, Poder Constituinte Originário, Derivado, revisor, reformador e decorrente – características.
·         Limites temporais, circunstâncias procedimentais e materiais ao poder de emendar.
·         Histórico das Constituições brasileiras.
·         A Constituição federal de 1.988: generalidades e estrutura.
·         Eficácia e aplicabilidade da Constituição.
·         Classificação das normas constitucionais quanto à eficácia.
·         Hermenêutica Constitucional.
·         Hierarquia das leis e o controle de constitucionalidade.
·         Nova Constituição e ordem jurídica: recepção, repristinação e desconstitucionalização.

4- HABILIDADES:
·         Verificar através de exemplos a importância da evolução do constitucionalismo.
·         Relacionar a evolução do constitucionalismo no mundo e as constituições brasileiras.
·         Utilizar os princípios constitucionais na interpretação das normas.
·         Reconhecer as fases da evolução do direito constitucional.
·         Distinguir as constituições ao decorrer dos últimos séculos.
·         Observar a importância do direito constitucional para a ciência jurídica.
·         Estudar o poder constituinte e os princípios constitucionais.
·         Compreender interpretar e aplicar a norma constitucional.
     5-        COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA:
·         Despertar o aluno para o estudo da teoria do Direito Constitucional, permitindo-lhe ter uma visão sistêmica dos seus institutos.
·         Preparar o alunado para o enfrentamento dos problemas relacionados com a aplicação da Lei Maior.
·         Proporcionar uma visão sobre os Poderes da República e sua forma de atuação
·         Propiciar ao aluno uma maior capacidade analítica e de avaliação crítica, quanto aos temas relacionados à atividade jurídica, inclusive o despertar de vocações.
·         Colocar os conhecimentos de tal modo que à técnica preceda à ética, formando, ao invés de máquinas aplicadoras da lei, cidadãos comprometidos com a sociedade e conscientes da sua responsabilidade social.

6- METODOLOGIA:
Aulas expositivas e dialogadas; trabalhos individuais e em grupo; estudos dirigidos; seminários e interface com práticas acadêmicas; eventos, elaboração de oficinas; entrevista pessoal e aprendizagem com base em solução de problemas práticos.
7- RECURSOS DIDÁTICOS:
Material bibliográfico: (Constituição Federal, livros, artigos, revistas etc.) recursos de Internet, slide data – show, apostilas, quadro branco e pincel.
8- AVALIAÇÃO:
Estágios com avaliações objetivas, subjetivas e orais como nota parcial ou total, a depender do desempenho do discente na realização e execução das tarefas indicadas para compor a nota do estágio; Participação nas atividades propostas de forma qualitativa; trabalhos individuais e /ou em grupos como: seminários, estudos dirigidos, produção de artigos científicos e resumos. Bem como atualização semestral do CV Lattes e outras atividades complementares.
9 – REFERÊNCIAS:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BRASIL. Constitucional da República federativa do Brasil. Brasília: Senado, 2011.
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 26ª Ed. São Paulo. Atlas, 2010.
PAULO, Vicente e ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Constitucional descomplicado. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2009.
SILVA, José Afonso da.  Curso de Direito Constitucional Positivo. 33ª Ed. São Paulo: Malheiros, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 25ª Ed. São Paulo: Malheiros, 2010.
BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de direito constitucional. 5ª Ed. São Paulo: Saraiva 2010.
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2003. 1522 p.
BOA APRENDIZAGEM!













CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PLANO DE CURSO
Nº de aulas geminadas
ASSUNTO
1ª aula
Apresentação e discussão do plano de curso; A importância e o Objeto da Disciplina Direito Constitucional I; Noções, conceito e características.
2ª aula
Constituição, concepções, diferentes conceitos e classificações
3ª aula
A concepção sociológica de Ferdinand de Lassalle; A concepção política de Carl Schmitt; A concepção jurídica de Hans Kelsen; O neoconstitucionalismo.
4ª aula
Constituição: funções da constituição
5ª aula
Elementos da constituição, estrutura da constituição, supremacia da constituição, direito constitucional intertemporal.
6ª aula
Constituição liberal, social. Neoconstitucionalismo e transformações do direito constitucional contemporâneo.
7ª aula
Marco histórico, filosófico e teórico.
8ª aula
A força normativa da constituição.
9ª aula
Supremacia constitucional.
10º
A Constituição e o direito intertemporal.
11ª aula
Poder Constituinte: Conceito, natureza e características.
12ª aula
Poder Constituinte e poder de revisão constitucional.
13ª aula
Poder constituinte material e formal.
14ª aula
Poder constituinte originário: características, natureza e formas de expressão. Constituição de 88.
15ª aula
1ª Avaliação do rendimento escolar. Comentários sobre a prova aplicada.

16ª aula
Poder constituinte de reforma: denominação, características e natureza.
17ª aula
Limites ao poder de reforma.
18ª aula
Noções de processo legislativo constituinte.
19ª aula
Poder constituinte derivado;
20ª aula
        Cláusulas pétreas.
21ª aula
 Revisão constitucional e seus limites: conceito e finalidade; Titularidade do poder Constituinte;
22ª aula
Espécies do Poder constituinte;
23ª aula
Limites temporais: circunstâncias, procedimentais e materiais ao poder de emendar.
24ª aula
Histórico das Constituições brasileiras: Constituição do império (1824);
República e federalismo na Constituição de 1891; A revolução de 30 e a nova constituição de 1934; O Estado novo e a “polaca” em 1937;
25ª aula
Redemocratização em 1946; O golpe militar e a Constituição de fachada 1967- 1969;
26ª aula
A volta da democracia e a “Constituição cidadã” 1988;
27ª aula
 Características da Constituição: Conceito contemporâneo de Constituição; Sociedade aberta de intérprete;
28ª aula
Força normativa, unidade e supremacia da Constituição;
29ª aula
2ª avaliação do rendimento escolar.  Comentários sobre a prova aplicada.
30ª aula
Procedimento de modificação da CF; Assembléia Nacional Constituinte;
Liberdade e a Soberania;
31ª aula
Limitações ao poder de reforma;
32ª aula
Eficácia e aplicabilidade da Constituição: Normas auto-executáveis e  normas não auto-executáveis ou programáticas
32ª aula
Classificação das normas constitucionais quanto à eficácia: Normas de eficácia plena; Normas de eficácia contida; Normas de eficácia limitada.
33ª aula
Hermenêutica Constitucional: Distinção entre hermenêutica e interpretação; Função da interpretação constitucional;
34ª aula
Postulados constitucionais; Supremacia da Constituição; Unidade da Constitucionalização; Maior efetividade possível; harmonização; Mutação Constitucional;
35ª
Interpretação conforme a constituição; Métodos clássicos e métodos de interpretação da nova hermenêutica.
36ª aula
Princípios da interpretação constitucional; Limites à interpretação;
37ª aula
Hierarquia das leis e o controle de constitucionalidade: Supremacia da constituição; inconstitucionalidade;
38ª aula
       Espécies de controle de constitucionalidade; Controle judicial de         constitucionalidade, controle difuso e concentrado.                                   
39ª aula
       Fenômeno da recepção; Fenômeno da repristinação.                                                                           
40ª aula
3ª avaliação do rendimento escolar; Comentários sobre a prova aplicada.
41ª aula
Reposição, se necessário.
42ª aula
Exame final, se necessário.
Boa aprendizagem!

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário