1- EMENTA:
Direito constitucional. Constituição.
Poder Constituinte. Histórico das Constituições brasileiras. Características da
Constituição Federal de 1988. Eficácia e aplicabilidade da Constituição. Normas
constitucionais: classificação e hierarquia. Controle de constitucionalidade.
Nova Constituição e ordem jurídica: recepção, repristinação
2- OBJETIVO GERAL: Proporcionar e desenvolver o estudo da teoria Constitucional e dos
direitos Fundamentais a partir das mudanças decorrentes do movimento
constitucionalista da era moderna. Bem como permitir ao graduando o contato com
a dogmática constitucional, sob o prisma dos conceitos fundamentais da
disciplina, com enfoque no aspecto fundamental de sua teoria geral e em relação
aos direitos positivados.
2.1- OBJETIVOS
ESPECÍFICOS: Proporcionar
aos alunos a visão compreensão histórica do desenvolvimento das Constituições
no plano internacional e na tradição brasileira. Desenvolver a capacidade de
aplicar conceitos da teoria constitucional para analisar a realidade
brasileira. Reforçar a consciência em torno da importância, dogmática e
política das regras e princípios constitucionais nos sistemas jurídicos
modernos e em especial no sistema pátrio. Fomentar o desenvolvimento e o
domínio, não apenas dos conteúdos ministrados, mas também de outras habilidades
como: compreensão e interpretação de textos acadêmicos, leitura, capacidade de
julgamento, resolução de problemas e tomada de decisão, Despertando o senso
crítico na análise diária sobre o sistema.
3-
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
·
DIREITO CONSTITUCIONAL: conceito e características.
·
As
constituições: histórico, conceito e classificação.
·
Poder Constituinte: noções, classificação, Poder
Constituinte Originário, Derivado, revisor, reformador e decorrente –
características.
·
Limites temporais, circunstâncias procedimentais e
materiais ao poder de emendar.
·
Histórico das Constituições
brasileiras.
·
A Constituição federal de 1.988: generalidades e estrutura.
·
Eficácia e aplicabilidade da
Constituição.
·
Classificação das normas
constitucionais quanto à eficácia.
·
Hermenêutica Constitucional.
·
Hierarquia das leis e o controle de
constitucionalidade.
·
Nova Constituição e ordem jurídica: recepção, repristinação e
desconstitucionalização.
4- HABILIDADES:
·
Verificar através de exemplos a importância da evolução do
constitucionalismo.
·
Relacionar a evolução do constitucionalismo no mundo e as constituições
brasileiras.
·
Utilizar os princípios constitucionais na interpretação das normas.
·
Reconhecer
as fases da evolução do direito constitucional.
·
Distinguir
as constituições ao decorrer dos últimos séculos.
·
Observar
a importância do direito constitucional para a ciência jurídica.
·
Estudar
o poder constituinte e os princípios constitucionais.
·
Compreender
interpretar e aplicar a norma constitucional.
5- COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA
DISCIPLINA:
·
Despertar o aluno para o estudo da teoria do Direito Constitucional,
permitindo-lhe ter uma visão sistêmica dos seus institutos.
·
Preparar o alunado para o enfrentamento dos problemas relacionados com
a aplicação da Lei Maior.
·
Proporcionar uma visão sobre os Poderes da República e sua forma de
atuação
·
Propiciar ao aluno uma maior capacidade analítica e de avaliação
crítica, quanto aos temas relacionados à atividade jurídica, inclusive o
despertar de vocações.
·
Colocar os conhecimentos de tal modo que à técnica preceda à ética,
formando, ao invés de máquinas aplicadoras da lei, cidadãos comprometidos com a
sociedade e conscientes da sua responsabilidade social.
6- METODOLOGIA:
Aulas expositivas e dialogadas; trabalhos individuais e em
grupo; estudos dirigidos; seminários e interface com práticas acadêmicas;
eventos, elaboração de oficinas; entrevista pessoal e aprendizagem com base em
solução de problemas práticos.
7- RECURSOS DIDÁTICOS:
Material bibliográfico: (Constituição Federal, livros,
artigos, revistas etc.) recursos de Internet, slide data – show, apostilas,
quadro branco e pincel.
8- AVALIAÇÃO:
Estágios com avaliações objetivas, subjetivas e orais como
nota parcial ou total, a depender do desempenho do discente na realização e
execução das tarefas indicadas para compor a nota do estágio; Participação nas
atividades propostas de forma qualitativa; trabalhos individuais e /ou em
grupos como: seminários, estudos dirigidos, produção de artigos científicos e
resumos. Bem como atualização semestral do CV Lattes e outras atividades
complementares.
9 – REFERÊNCIAS:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BRASIL. Constitucional da República federativa do Brasil.
Brasília: Senado, 2011.
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 26ª Ed. São
Paulo. Atlas, 2010.
PAULO, Vicente e ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Constitucional
descomplicado. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2009.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 33ª
Ed. São Paulo: Malheiros, 2010.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR:
BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 25ª Ed.
São Paulo: Malheiros, 2010.
BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de direito constitucional. 5ª Ed.
São Paulo: Saraiva 2010.
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e
teoria da constituição. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2003. 1522 p.
BOA APRENDIZAGEM!
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PLANO DE CURSO
Nº de aulas
geminadas
|
ASSUNTO
|
1ª aula
|
Apresentação e discussão do plano de curso; A importância e
o Objeto da Disciplina Direito Constitucional I; Noções, conceito e características.
|
2ª aula
|
Constituição, concepções, diferentes conceitos e
classificações
|
3ª aula
|
A concepção sociológica de Ferdinand de Lassalle; A
concepção política de Carl Schmitt; A concepção jurídica de Hans Kelsen; O
neoconstitucionalismo.
|
4ª aula
|
Constituição: funções da constituição
|
5ª aula
|
Elementos da constituição, estrutura da constituição,
supremacia da constituição, direito constitucional intertemporal.
|
6ª aula
|
Constituição liberal, social. Neoconstitucionalismo e
transformações do direito constitucional contemporâneo.
|
7ª aula
|
Marco histórico, filosófico e teórico.
|
8ª aula
|
A força normativa da constituição.
|
9ª aula
|
Supremacia constitucional.
|
10º
|
A Constituição e o direito intertemporal.
|
11ª aula
|
Poder Constituinte: Conceito, natureza e
características.
|
12ª aula
|
Poder Constituinte e poder de revisão constitucional.
|
13ª aula
|
Poder constituinte material e formal.
|
14ª aula
|
Poder constituinte originário: características, natureza e
formas de expressão. Constituição de 88.
|
15ª aula
|
1ª Avaliação do
rendimento escolar. Comentários sobre a prova aplicada.
|
16ª aula
|
Poder constituinte de reforma: denominação, características
e natureza.
|
17ª aula
|
Limites ao poder de reforma.
|
18ª aula
|
Noções de processo legislativo constituinte.
|
19ª aula
|
Poder constituinte derivado;
|
20ª aula
|
Cláusulas
pétreas.
|
21ª aula
|
Revisão constitucional e seus limites:
conceito e finalidade; Titularidade do poder Constituinte;
|
22ª aula
|
Espécies
do Poder constituinte;
|
23ª aula
|
Limites
temporais: circunstâncias, procedimentais e materiais ao poder de emendar.
|
24ª aula
|
Histórico das Constituições
brasileiras:
Constituição do império (1824);
República
e federalismo na Constituição de 1891; A revolução de 30 e a nova
constituição de 1934; O Estado novo e a “polaca” em 1937;
|
25ª aula
|
Redemocratização em 1946; O golpe
militar e a Constituição de fachada 1967- 1969;
|
26ª aula
|
A volta da democracia e a
“Constituição cidadã” 1988;
|
27ª aula
|
Características da Constituição: Conceito contemporâneo de Constituição;
Sociedade aberta de intérprete;
|
28ª aula
|
Força normativa, unidade e supremacia da Constituição;
|
29ª aula
|
2ª avaliação do
rendimento escolar. Comentários sobre
a prova aplicada.
|
30ª aula
|
Procedimento de modificação da CF;
Assembléia Nacional Constituinte;
Liberdade e a Soberania;
|
31ª aula
|
Limitações ao poder de reforma;
|
32ª aula
|
Eficácia e
aplicabilidade da Constituição: Normas auto-executáveis e normas não auto-executáveis ou programáticas
|
32ª aula
|
Classificação das normas constitucionais quanto à eficácia: Normas de eficácia plena; Normas
de eficácia contida; Normas de eficácia limitada.
|
33ª aula
|
Hermenêutica Constitucional: Distinção entre hermenêutica e interpretação; Função da
interpretação constitucional;
|
34ª aula
|
Postulados constitucionais;
Supremacia da Constituição; Unidade da Constitucionalização; Maior
efetividade possível; harmonização; Mutação Constitucional;
|
35ª
|
Interpretação conforme a
constituição; Métodos clássicos e métodos de interpretação da nova
hermenêutica.
|
36ª aula
|
Princípios da interpretação
constitucional; Limites à interpretação;
|
37ª aula
|
Hierarquia
das leis e o controle de constitucionalidade: Supremacia da constituição;
inconstitucionalidade;
|
38ª aula
|
|
39ª aula
|
Fenômeno da recepção; Fenômeno da
repristinação.
|
40ª aula
|
3ª avaliação do
rendimento escolar; Comentários sobre a prova aplicada.
|
41ª aula
|
Reposição, se necessário.
|
42ª aula
|
Exame final, se
necessário.
|
Boa
aprendizagem!
.
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